O monumento Fonte da Rampa do Mercado ou Monumento à Cidade do Salvador, de autoria do artista plástico Mario Cravo Jr. (1923-2018), localizado na Praça Cayru, no bairro do Comércio, área turística da capital baiana, foi completamente destruído por um incêndio na tarde deste sábado (21).
Em decorrência do cercamento feito em torno da praça por causa da obra, policiais da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) do Comércio relataram dificuldade para enxergar a situação do incêndio. Funcionários da obra afirmam que não estavam trabalhando próximo ao monumento.
De concepção moderna, o monumento, idealizado pelo escultor Mario Cravo e localizado onde antigamente ficava o primitivo Mercado Modelo, foi erguido em 1970 e possuía dupla função: escultura e fonte luminosa. O material com que foi construído, resina reforçada com fibra de vidro, foi utilizado em caráter experimental e ficou até hoje. A ideia era fazê-la depois em concreto armado.
As causas do fogo ainda estão sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros, que debelou o fogo por volta de 16h. Uma perícia será feita no local para verificar as causas do incêndio.
O prefeito ACM Neto informou, por meio de sua assessoria, que vai mandar reconstruir o monumento.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a obra, que tem 16 metros de altura e foi criada em 1970, sendo tomada pelas chamas.
Informe Pirajá
Valorizando o que é do bairro!
Acompanhe também nossas notícias e conteúdos exclusivos através das nossas redes sociais, no Facebook: Informe Pirajá, no Instagram: @informepiraja