Exames oftalmológicos estão sendo realizados gratuitamente pelo Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC). A ação acontece durante os meses de março e abril. O mutirão da catarata acontece na sede do instituto situada no bairro do Cabula, em Salvador.
O serviço é voltado para pacientes acima de 60 anos. Aqueles que possuem idade inferior devem apresentar a requisição médica para o atendimento com especialista em catarata ou relatório médico com o diagnóstico. Após a confirmação da doença, os pacientes serão encaminhados para a cirurgia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para receber o atendimento, o interessado deve comparecer entre as 7h e às 16h na recepção de atendimento do SUS do IBOPC munido de Carteira de Identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. De 3 de março a 30 de abril, serão 250 senhas por semana por ordem de chegada.
CATARATA
A Catarata é uma doença ocular caracterizada pelo comprometimento do cristalino, a lente natural do olho, que vai perdendo transparência e começa a ficar opaco. Sem tratamento cirúrgico, este problema pode levar progressivamente à perda parcial ou total da visão, mas não sem antes provocar alguns sintomas, como visão embaçada e forte sensibilidade à luz.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Catarata é responsável por quase metade de todos os casos de cegueira no mundo, sendo esperada naturalmente a partir dos 60 anos de idade. Atualmente, o único tratamento eficaz é a cirurgia. No Brasil são realizadas, anualmente, aproximadamente 450 mil cirurgias de Catarata por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Fonte: Aratu On
Informe Pirajá
Valorizando o que é do bairro!
Acompanhe também nossas notícias e conteúdos exclusivos através das nossas redes sociais, no Facebook: Informe Pirajá, no Instagram: @informepiraja