Esta data é celebrada principalmente pela comunidade cristã católica, em homenagem a uma figura bíblica tida como um dos doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo: São Bartolomeu.
Para os católicos, São Bartolomeu é considerado o padroeiro dos padeiros, dos alfaiates e dos sapateiros. Na região nordeste do Brasil, acredita-se que no dia de São Bartolomeu o Diabo anda solto pela Terra, aprontando e fazendo coisas más.
Origem do Dia de São Bartolomeu
De acordo com a história narrada pela Igreja Católica, São Bartolomeu teria morrido com o corpo totalmente esfolado em 24 de agosto de 51 d.C., surgindo, a partir da data de sua morte, a escolha para prestar homenagem ao santo.
Porém, esta data também é lembrada como um dos maiores assassinatos de protestantes pelos católicos da história! Em 24 de agosto de 1572, em Paris, França, por ordem da realeza e clero, milhares de protestantes foram mortos. Este ato de violência ficou conhecido como o Massacre da Noite de São Bartolomeu.
Pirajá
A Paróquia de São Bartolomeu no bairro de Pirajá, teve origem no século 16, fundada em 1608 para ser mais exato. O primeiro pároco foi o padre Manuel Serrão. No século 18, a igreja encontrava-se em estado precário. O padre Francisco Batista da Silva, vigário da Paróquia, solicitou ao vice-rei, na Bahia, a reedificação do templo, na colina próxima, provavelmente o local atual.
A igreja é mantida atualmente pela Congregação dos Filhos do Amor Divino. Destaca-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, uma bela escultura do século 18, no alto mor, o Senhor Morto, o Senhor dos Passos e São Bartolomeu. Está localizada na praça General Labatut, (Largo de Pirajá). É um local de grande importância histórica, ao lado do Panteão de Labatut. Aqui também reuniu-se a resistência à segunda invasão holandesa, em 1638.
Outras referências ao santo, além da principal igreja local, é a Rua 24 de Agosto, localizada na Rua Velha de Pirajá e o Parque São Bartolomeu, conhecido por ser o segundo maior bioma de mata atlântica urbana do Brasil.
Clique na imagem:
Informe Pirajá
Valorizando o que é do bairro!
Acompanhe também nossas notícias e conteúdos exclusivos através das nossas redes sociais, no Facebook: Informe Pirajá, no Instagram: @informepiraja