Moradores e comerciantes reclamam da falta de ordenamento no trânsito do bairro de Pirajá, especificamente, a Rua Oito de Novembro, conhecida como a Rua Velha de Pirajá.
Entre tantos assuntos tratados e expostos na manhã desta terça-feira (3), no programa Jornal da Manhã, da TV Bahia. Um dos assuntos, foi sobre a falta de ordenamento do trânsito do bairro de Pirajá. Assunto este, que vem sendo discutido diariamente e há bastante tempo, pelos moradores do bairro, seja em redes sócias, grupos de aplicativo de WhatsApp, ou em reuniões da comunidade, que neste último caso, quando há.
A reportagem do Jornal da Manhã, ouviu várias pessoas e constataram as várias infrações e desrespeitos por parte dos comerciantes, moradores e principalmente da falta de fiscalização e presença dos órgãos responsáveis.
Calçadas
Comerciantes que se acham donos das calçadas e pistas pensando somente neles, e o pedestre, a mercê da pista e dos veículos em movimento, onde aumenta o risco de acidentes.
Veículos estacionados nas calçadas e via principal. Barracas instaladas nas calçadas, não tendo vez para os transeuntes, causando principalmente, a falta de acessibilidade para as pessoas com deficiência.
Abrigo de Ônibus
Um abrigo de ônibus instalado de forma arbitrária em frente ao estabelecimento que pertence à antiga CEPAM, da Paróquia São Bartolomeu e que há anos vem sendo solicitada a retirada e até hoje, sem respostas ou providências.
Verdadeiro Caos
Salientamos ainda, que não foi mostrado de fato as condições do trânsito diariamente, principalmente ao entardecer. O famoso horário de pico, onde o congestionamento chega a quilômetros de distância, atingindo a faixa da Br-324 que liga ao viaduto do Porto Seco Pirajá e a Estrada de Campinas, ambas ficam completamente intrafegável nos dois sentidos.
Carga e Descarga
A via é usada constantemente por veículos que realizam carga e descarga em toda sua extensão. São veículos de médio e grande porte que pertencem às casas de materiais de construção, fornecedores de supermercados e açougues, entre outros.
Rodoviários
Pouco tempo atrás, os motoristas de ônibus faziam o retorno no Final de Linha da Rua Velha com apenas uma volta. Atualmente, precisam realizar um malabarismo, devido os inúmeros veículos estacionados na via principal. Eles (rodoviários), também tinham o trânsito do bairro como um dos melhores, hoje querem distância, mesmo em outros bairros tendo os mesmos problemas, mas existem sempre pessoas que procuram melhorar a região de alguma forma. Já o bairro de Pirajá, vem andando de forma contrária.
Pergunta que não quer calar
Onde estão os representantes do bairro de Pirajá, quem passam diariamente com seus veículos por este trânsito e não vemos se pronunciar ou se incomodar com tal situação? Os moradores querem saber.
E esperamos, que a pergunta não seja uma ofensa.
Transalvador
E a resposta da incompetente Transalvador, não poderia ser outra:
“Realiza constantementes ações de fiscalização nas ruas citadas, para coibir as irregularidades do trânsito. E que após a saída das equipes de fiscalização do local, os motoristas voltam a cometer as irregularidades.”
Alguém já viu a Transalvador, realizando suas atribuições no bairro de Pirajá?
Perguntar, também não ofende.
Vale também pontuar que, a mesma resposta foi dada à nossa equipe do Informe Pirajá, na última reportagem que realizamos e ficaram de nos dar um retorno, o qual nunca foi dado. Confira na integra, a resposta por email da Transalvador respondida em março deste mesmo ano:
Orientação
Orientamos aos moradores do bairro de Pirajá, que continuem denunciando este descaso que só vem aumentado a cada dia. Você pode denunciar pelo 156 da Prefeitura de Salvador, rádios comunitárias, emissoras de TVs e por aqui pelo Informe Pirajá, através dos comentários em nossas matérias no site ou por nossas redes sociais, que são diariamente acessadas também para este tipo de denúncia.
Clique na imagem:
Vídeo:
Informe Pirajá
Valorizando o que é do bairro!
Acompanhe também nossas notícias e conteúdos exclusivos através das nossas redes sociais, no Facebook: Informe Pirajá, no Instagram: @informepiraja