O deputado federal baiano Igor Kannário integra o ranking de dez parlamentares mais faltosos da Câmara Federal em 2019, de acordo com levantamento do portal IG. No total, ele esteve ausente 59 vezes, 29 delas com justificativa. Os deputados se reuniram no plenário durante todo o ano em 168 sessões.
No topo da lista, aparece Tereza Nelma (PSDB-AL), com 63 faltas justificadas e 3 faltas não justificadas. Ela é seguida por Luiz Flávio Gomes (PSB-SP), que justificou suas ausências em 45 oportunidades e se ausentou sem justificativa em outras 20 ocasiões.
As justificativas dos dois parlamentares estão a problemas ligados a saúde. Eles passaram por tratamentos contra câncer durante o ano e precisaram ficam internados. Em ambos os casos, os deputados enviaram comunicados sobre suas ausências à Câmara e, por meio das redes sociais, à sociedade.
Em nota, a Câmara dos Deputados informou que ausências em sessões em que há votações são passíveis de desconto salarial. No entanto, se a falta for justificada em até 30 dias, não cabe desconto.
A Câmara não informou se houve punição de algum parlamentar durante o ano. O salário bruto de um deputado federal é de R$ 33.763,00.
Confira o ranking de deputados mais faltosos:
- Tereza Nelma (PSDB-AL) – 66 faltas: 63 justificadas e 3 não justificadas
- Luiz Flávio Gomes (PSB-SP) – 65 faltas: 45 justificadas e 20 não justificadas
- Giacobo (PL-PR) – 63 faltas: 58 justificadas e 5 não justificadas
- Sebastião Oliveira (PL-PE) – 62 faltas: 30 justificadas e 32 não justificadas
- Paulo Freire Costa (PL-SP) – 62 faltas: 53 justificadas e 9 não justificadas
- Elcione Barbalho (MDB-PA) – 61 faltas: 47 justificadas e 14 não justificadas
- Kannário (DEM-BA) – 59 faltas: 29 justificadas e 30 não justificadas.
- José Priante (MDB-PA) – 58 faltas: 12 justificadas e 46 não justificadas.
- Genecias Noronha (SD-CE) – 55 faltas: 27 justificadas e 28 não justificadas.
- Aline Gurgel (Republicanos-AP): não informado.
Após a publicação da matéria, Kannário mandou posicionamento sobre o fato: “
O deputado federal Igor Kannário (DEM-BA) informa que mantém uma agenda altamente produtiva no Congresso Nacional. O parlamentar reitera seu comprometimento com o povo brasileiro e com o projeto de um país melhor. Kannário destaca que ao longo de 2019, seu primeiro ano de mandato como deputado federal, teve 30 propostas legislativas apresentadas na Câmara dos Deputados e três relatadas na Comissão de Cultura. Kannário ainda ressalta que prioriza sempre propostas para as pessoas que mais precisam, especialmente as que vivem nas favelas.
O deputado informa, ainda, que tem também uma agenda de shows, devido à sua carreira artística. Contudo, ressalta que esta agenda não atrapalha sua agenda parlamentar, que segue com elevada produtividade.
Kannário, por exemplo, é o autor do pedido de criação da Frente Parlamentar Popular em Defesa das Favelas e do Dia Nacional da Favela. Além disso, o deputado é autor do projeto que propõe impedir que alunos filmem aulas sem autorização dos professores e da proposta que direciona recursos do Fundo Nacional de Segurança público para o custeio de políticas públicas voltadas às populações residentes em comunidades com alto risco social.
“Os desafios ainda são muitos para os próximos anos. Vou continuar minha luta pelos que mais precisam, pelo povo da favela, que muitas vezes é esquecido. Vou seguir lutando por mais saúde, educação, segurança, lazer e cidadania para a favela, lutando também pela valorização da cultura da favela, que tem uma produção artística imensa e que precisa ser vista pela poder público”, ressalta”.
Informe Pirajá
Valorizando o que é do bairro!
Acompanhe também nossas notícias e conteúdos exclusivos através das nossas redes sociais, no Facebook: Informe Pirajá, no Instagram: @informepiraja