Quem precisa de um reforço para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não tem dinheiro para pagar por um cursinho preparatório terá uma oportunidade. Nesta segunda-feira (27), a prefeitura de Salvador lançou a segunda edição do programa Ingressar, que prepara jovens de 15 a 19 anos para o vestibular e o Enem.
Desta vez estão sendo oferecidas 800 vagas, o dobro do que foi ofertado no ano passado. O jovem que tenha interesse em participar, deverá apresentar os seguintes requisitos:
Cursando ou que tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino;
Bolsistas integrais do ensino médio em escolas particulares;
Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos);
Integrantes cadastrados no Bolsa Família que morem em Salvador;
Inscrições poderão ser realizadas no site: www.ingressar.salvador.ba.gov.br
E o prazo de inscrição para o Ingressar vai até as 23h59 do dia 9 de Junho.
O prefeito ACM Neto e a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos, apresentaram na manhã desta segunda-feira no auditório do Hub Salvador, no Comércio.
Em todo o Brasil, mais de 6,3 milhões de pessoas se inscreveram para participar do Enem 2019, mas como o pagamento da inscrição ainda está sendo contabilizado o número final de participantes confirmados será divulgado na próxima terça-feira (28). Na Bahia, são 488 mil candidatos, o número foi maior que os 398 mil registrados no ano passado.
Ensino superior
O Enem é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Em 21 edições, o exame recebeu quase 100 milhões de inscrições. As provas deste ano serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.
O exame avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas.
O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os dados do Enem também permitem auto avaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame conta com quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.
Informe Pirajá
Valorizando o que é do bairro!
Acompanhe também nossas notícias e conteúdos exclusivos através das nossas redes sociais, no Facebook: Informe Pirajá, no Instagram: @informepiraja