sábado, 27 de fevereiro de 2021
Informe Pirajá
Advertisement
  • Notícias
  • Esporte e Lazer
  • Cultura e Turismo
  • História de Pirajá
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esporte e Lazer
  • Cultura e Turismo
  • História de Pirajá
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
Informe Pirajá
No Result
View All Result
Home Destaque B

Caso Marielle: Delegado responsável por investigações será afastado

by Informe Pirajá
19 de março de 2019
in Destaque B, Notícias, Polícia, Política
1
Caso Marielle: Delegado responsável por investigações será afastado

O delegado da Polícia de Homicídios da Capital, Giniton Lages fala à imprensa sobre o caso Marielle Franco e Anderson Gomes no Palácio Guanabara, zona sul do Rio de Janeiro

0
SHARES
7
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Giniton Lages está deixando a função para realizar um intercâmbio de quatro meses na Itália

Principal responsável pelas investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), o delegado Giniton Lages não participará da segunda etapa da apuração do crime – que teria como objetivo principal determinar os mandantes da execução e as razões. O governador Wilson Witzel (PSC) informou no início da tarde desta quarta-feira, 13, que Lages está deixando a função para fazer um intercâmbio de quatro meses na Itália.

Durante a investigação, Lages foi acusado de pressionar suspeitos a confessarem participação no crime, o que acabou levando a Procuradoria Geral da República a determinar uma investigação federal sobre a investigação do crime.

“Ele não está sendo exonerado”, frisou o governador, rebatendo rumores que estavam circulando desde o início da manhã. “Também não está sendo afastado de nada; ele encerrou uma fase da investigação e, agora, outra autoridade vai assumir o caso para, eventualmente, determinar o mandante.”

O governador explicou ainda que o convite para o intercâmbio foi feito ao delegado na última terça-feira, mesmo dia em que foram anunciados o encerramento da primeira fase da investigação do caso Marielle e as prisões do PM reformado Ronnie Lessa, de 48 anos, e do ex-PM Élcio Queiroz, de 46 anos, acusados, respectivamente, de efetuar os disparos e conduzir o veículo no dia do crime.

“Como ele (Giniton) está com essa experiência toda adquirida do caso e nós estamos com esse intercâmbio com a Itália exatamente para estudar a máfia e os movimentos criminosos, ele vai fazer essa troca de experiência com a polícia italiana”, afirmou o governador.

Segundo Witzel, a substituição de Lages não trará prejuízos à investigação. “Ele (Giniton) está cansado, esgotado”, justificou. “O conhecimento da investigação foi compartilhado com outros delegados; mudar um delegado para colocar outro, mais descansado, é natural; trata-se de uma melhoria da capacidade investigativa.”

Ao longo da investigação, Giniton Lages foi acusado de pressionar suspeitos para confessarem sua participação no assassinato da vereadora. Foi por conta dessa acusação, inclusive, que a procuradora-geral da república, Raquel Dodge, determinou, em novembro passado, que a Polícia Federal apurasse se havia alguma interferência de autoridades policiais na apuração do crime, instituindo o que se chamou de ‘a investigação da investigação’.

A acusação partiu do ex-PM Orlando de Curicica, que se encontra preso em um presídio de segurança máxima no Rio Grande do Norte, e que foi apontado por uma testemunha-chave de ter sido o responsável – juntamente como vereador Marcelo Siciliano – pelo crime. Essa testemunha, um ex-braço direito de Curicica, contou que teria presenciado uma conversa entre o chefe e o vereador, tratando da morte de Marielle Franco.

Curicica e Siciliano sempre negaram a acusação. Curicica, inclusive, acusou o delegado de o estar pressionando a confessar a participação no crime. Na manhã de terça-feira, durante a entrevista coletiva em que anunciou o encerramento da primeira fase da investigação do crime, Giniton Lages afirmou que a tal testemunha-chave teria voltado atrás em seu depoimento e admitido que teria feito as acusações para se livrar de uma suposta perseguição do ex-chefe. Também na coletiva, Lages afirmou que a participação de Siciliano, bem como a de outras pessoas, não estava descartada.

“Em nenhum momento a DH (Delegacia de Homicídios) legitimou ou deixou de legitimar qualquer linha de investigação”, disse o delegado. “A testemunha voltou atrás de seu depoimento, mas não afastamos nenhuma linha para a segunda fase do inquérito. Nem Siciliano nem ninguém está afastado.”

O vereador voltou a negar sua participação no caso. “Eu espero a resolução desse caso o mais rápido possível para poder tocar normalmente a minha vida”, afirmou Siciliano.

Informe Pirajá
Valorizando o que é do bairro!

Comentários

comentarios

Tags: afastadoDelegadoInforme PirajáMarielle
Previous Post

Após patrocinar eventos da prefeitura, ItMov vence licitação para transportar servidores do Governo do Estado

Next Post

Motoristas aprovam novo retorno na Avenida Suburbana

Next Post
Motoristas aprovam novo retorno na Avenida Suburbana

Motoristas aprovam novo retorno na Avenida Suburbana

No Result
View All Result

Posts recentes

  • A conta de luz em 2021 passa de bandeira vermelha para amarela
  • Tarifas do pedágio da BA-099 serão reajustadas a partir de quinta-feira (5); confira valores
  • Valor do salário mínimo sobe para R$ 1.100 a partir de janeiro de 2021
  • Recadastramento do cartão SUS é prorrogado para final de abril de 2021
  • Vendedor de celulares roubados é preso com R$ 3,5 mil na Estação Pirajá
  • Setup menu at Appearance » Menus and assign menu to Footer Navigation

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esporte e Lazer
  • Cultura e Turismo
  • História de Pirajá
  • Fale Conosco

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.