Cursos de libras online e gratuitos são oferecidos por universidades brasileiras; confira

Foto: Divulgação
Postado em 09/05/2019 4:31

Share Button

Cursos de Libras online e gratuitos são uma oportunidade para aprender a usar a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O aprendizado promove a comunicação e inclusão da população de surdos do país, que no Brasil alcança a marca de 10 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Portanto, difundir o conhecimento é fundamental para inclusão social. Confira abaixo as melhores plataformas para aprender libras online:

Universidade São Paulo (USP)

O curso de Libras da USP exige cadastro para acesso às aulas. O conteúdo está disponível na plataforma e-disciplinas da universidade e aborda a questões como a surdez, educação de surdos e a cultura surda. A metodologia inclui videoaulas, apostilas e exercícios. A formação não oferece certificado.

Escola Virtual do Governo (EVG)

Com carga horária de 60 horas, o curso de Libras gratuito da EVG inclui material didático, guias práticos e conteúdo variados. Para quem conclui a formação, é disponibilizado um certificado da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A inscrição é online pelo site da EVG.

Serviço Social da Indústria (SESI)

Por meio do portal online do Sesi (Serviço Social da Indústria) é possível realizar a inscrição no curso de Libras com certificado gratuito de 40 horas. O conteúdo programático aborda as noções básicas da Língua Brasileira de Sinais, aspectos históricos e legais, além de questões gramaticais da Libras.

GINEAD

O Instituto Nacional de Ensino a Distância oferece o curso básico de Libras com carga horária de 50 horas. Os participantes aprenderão sobre o que é surdez, apresentação à Libras, variações linguísticas, alfabeto brasileiro de sinais, além dos sinais para família, cores, animais, etc. A inscrição acontece pelo site do Ginead, mas o certificado é emitido após o pagamento de taxa fixada pelo instituto.

Aplicativo Hand Talk 

Disponível para Android e iOS, o Hand Talk é um aplicativo que permite que o usuário tenha um tradutor de voz e texto para libras. É disponibilizado também intérprete virtual, chamado de Hugo, que ensina termos em libras para profissões, saudações, sinais, cores, números, etc.

Librazuka 

Librazuka é um aplicativo que tem como objetivo contribuir com a difusão do entendimento sobre a linguagem brasileira de sinais. Disponível para Android e iOS, a plataforma possui conteúdo lúdico e linguagem simples para facilitar o aprendizado.

Cursou 

O Cursou é um site que reúne diferentes cursos online e gratuitos em áreas do conhecimento variadas. As formações em Libras disponíveis na plataforma podem, ou não, emitir certificado. As formações são fáceis e rápidas e têm como objetivo oferecer acesso livre ao aprendizado em diferentes categorias. Para ter acesso aos cursos realize a inscrição gratuita no portal Cursou.

Informe Pirajá
Valorizando o que é do bairro!

Acompanhe também nossas notícias e conteúdos exclusivos através das nossas redes sociais, no Facebook: Informe Pirajá e no Instagram: @informepiraja.

Comentários

comentarios

Fonte: Aratu Online